quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bate-papo com minha amiga e grande profissional, Maria do Socorro Leumann, "especialista em gastronomia", ela conta-nos um pouco de suas experiências e do seu lindo trabalho, que é divulgar a nossa comida, na sociedade européia.

Cássia: Querida Socorro, Já faz quanto tempo que você se dedica a gastronomia ?

Leumann: Já fazem mais de 10 anos que estou neste ramo e sempre me atualizando para oferecer o melhor aos meus clientes.

Cássia: Tenho observado em algumas festas e eventos que seus clientes são bastante variados, Suiços, alemães, austríacos, italianos etc... por gentileza me responda, o que é que a comida brasileira tem que a torna tão especial e apreciada por tantos povos ?

Leumann: Bem, a comida brasileira tem mesmo um gostinho especial, primeiramente usamos muitas ervas, verduras e isto acaba sendo bastante aceita por pessoas de outros países no conceito saúde, depois a diversidade, temos opções para todos os gostos, desde carnes vermelhas, peixes e frutos do mar e tudo feito com muito prazer!

Cássia: Antigamente era mais difícil encontrar produtos brasileiros nas redes de supermecados locais, isto sem dúvidas dificultava o seu trabalho, hoje com a facilidade nas importações melhorou bastante, conte-nos como você fazia para conseguir todos os ingredientes necessários.

Leumann: Cássia, antes eu tinha que viajar ao Brasil, pelo menos de 3 a 4 vezes por ano , trazia aquilo que não encontrava aqui, hoje viajo praticamente só a férias, realmente melhorou bastante, encontramos muitas coisas nas pratileiras dos supermercados, facilita meu trabalho e também divulga muito mais nossa culinária.

Cássia: Isto quer dizer que, a comida tipicamente brasileira esta na moda por aqui, já no Brasil, é notável que vem sofrendo muitas inovações. Por exemplo, nunca se comeu tanto Sushi e Sachimi como nos últimos tempo, O que você pensa sobre isto ?

Leumann: Sim, a nossa tradicional comidinha brasileira, esta mesmo cada dia em alta por aqui, tenho clientes como você citou de diversos países, quer dizer, não são apenas os brasileiros que vivem aqui que, encomendam nossos pratos, agora sobre a culinária Japonesa e outras exóticas estarem na moda no Brasil, acho bastante positivo, não vejo problema,isso é cultura, mas lembrando que tudo tem que ser degustado separadamente, imagina servi Sushi numa feijoada? Nem posso imaginar!
Cássia : Isso me fez lembrar um fato que presenciei, quando estive de férias no Brasil, num self service e olha de luxo hein ! Ao meu lado estava um homem muito bem vestido, servindo-se com uma porção de feijão, outra de arroz e alguns Sushis , depois salada etc, toda aquela mistura, sinceramente me fez perder o apetite!.(risos) Mas, infelizmente muitos brasileiros tem o costume de misturar saladas etc ...ao prato principal, assim como outras entradas. Como os Européus observam este costume brasileiro de misturar tudo?

Leumann: Nossa Cássia, fiquei escandalizada com esse fato, isso mostra claramente que este Senhor, embora bem vestido, não entende nada de culinária e logo a comida Japonesa que é tão sofisticada é mesmo um desperdício fazer uma mistura assim e sobre sua pergunta, sem dúvidas os européus e qualquer outra pessoa que entende de boas maneiras na mesa, acham uma tremenda falta de educação misturar tudo no prato, tudo tem que ser servido por etapas.

Cássia: Então, você acha que introduzir comidas de outros continentes no Brasil não afetará nos nossos tradicionais e famosos pratos e que os jmais jovens não perderão o interesse em degustar pratos tradicionais ?

Leumann: Não, eu não acredito nisso, acho que a comida típica brasileira jamais perderá o seu valor, quem não gosta de um bom feijão tropeiro, uma buchada, rabada , Cozido, etc…? Imagina! Os, europeus adoram nossos pratos, isso é apenas questão de moda no Brasil e claro depende também dos país, eles tem a obrigação de mostrar sua cultura alimentar a seus filhos, para jamais ser esquecida.

Cássia: Se no Brasil, alguns pratos estão fora de moda, qual aquele que nunca sai da moda por aqui, ainda a feijoada ?

Leumann: Não, por incrível que pareça é a moqueca de peixe, que acompanha o tradicional feijão com arroz.

Cássia: E para terminamos nosso delicioso bate-papo, não poderia deixar de lhe perguntar, quais são as bebidas mais servidas nos seus eventos?

Leumann: Um bom vinho tinto "seco" para as carnes vermelhas, vinho branco com os pratos com peixes e frutos do mar e claro jamais esquecer de sua famosa frase "champagne toujours! "(risos) ,sempre acompanhando as entradas que são bastante variadas na nossa culinária.
Cássia: Querida, Maria Leumann, muito obrigada por sua entrevista e se possível gostaria de publicar na próxima semana a sua saborosa receita de Moqueca de peixe, pode ser?

Leumann: Sim, claro Cássia, pode sim e obrigada também, adorei a entrevista, você também esta de parabéns , um grande abraço a todos leitores do Jornal da Cidade do RS e a todos brasilieiros e de outras nacionalidades que acompanham o seu blog, até a próxima.


Quem quiser saber mais sobre
o trabalho da Maria Leumann,
acesse o site:
www.brasilfood.ch/