quinta-feira, 30 de julho de 2009

Europa Musical

Entrevista com o grande músico e pagodeiro Gege do cavaco direto de Zurique.

É com muito prazer e alegria que recebo, a companhia, do nosso querido Gege, contando-nos um pouco da sua história musical, sua vida aqui na Europa e suas opniões sobre a nossa música
.

Cássia: Gege, por gentileza, conte-nos, um pouco da sua história , o que te fez deixar o calor e a alegria do Brasil, para viver em outro continente?


Gege: Fui convidado, por um amigo, que se interessava em gravar algumas de minhas melodias, que compus naquela época, era um grupo de samba chamado (Samba Sim Violência Não).


Cássia: Você viaja com muita frequência ao Brasil?


Gege: Sim, procuro fazer isto todos os anos, de preferência na época do carnaval.

"Um espaço onde pudesse fazer minha musica sem me preocupar com barulho."

Cássia: Se você pudesse trazer algo do Brasil, algo que não se coloca numa bagagem, o que você traria?

Gege: Um espaço, onde pudesse fazer minha musica, sem me preocupar com barulho.

Traria também bons músicos para me acompanhar.


Cássia: Como é tocar com grandes estrelas da música brasileira? Pois, para quem não sabe, você recebe sempre, com muito carisma os cantores (as) que chegam para turner por estes lados e muitas vezes acabam tocando algo junto.


Gege: Sim, pra mim é um privilégio, receber grandes artistas grandes nomes do Brasil, alguns que ate já conhecia, já tocamos junto por Lá. Sempre é uma alegria poder fazer uma boa música, isso me traz muita satisfação.

Cássia:Você poderia, destacar algum ou alguns momentos inesquecíveis, das suas experiências aqui?


Gege: Festival de Montreux, e alguns aniversários que comemorei junto com amigos, algumas travessuras neste percurso, sem dúvidas inesquecíveis.


"Hoje em dia, a nossa música é vista com certa desconfiança,

pois, com esse trabalho de mídia que temos no Brasil onde as rádios e TVs

tocam enormes baboseiras."

Cássia: Na sua opnião, como a música brasileira é vista aos olhos dos Europeus?

Gege: Hoje em dia, a nossa música é vista com certa desconfiança, pois com esse trabalho de mídia que temos no Brasil onde as rádios e TVs tocam enormes baboseiras, alguns artistas também tentam cantar essas coisas aqui, e isso acaba dando certo ar de cultura falida, infelizmente!.E muitos shows promovidos por gente que nunca soube o que é realmente a música brasileira, tudo influenciou para esta ligeira desconfiança, em se tratando da nossa música.


"Os bons músicos, quando chegam aqui preferem partir para o lado do JAZZ"


Cássia: Você acha que, o brasileiro, que vive aqui na Europa, acaba interessando-se mais pelo nosso ritmo musical ?


Gege: Não, não acho, infelizmente isso não acontece, muito menos se tratando de músicos, de bons músicos! Os bons músicos, quando chegam aqui preferem partir para o lado do JAZZ, infelizmente, há muito anos tenho combatido essa atitude. Estão deixando para outras pessoas não muito preparadas , a música brasileira e aí que mora a questão da desconfiança na nossa música, por ser mal representada.


"O SAMBA nunca foi ensinado, nunca houve uma faculdade que destacasse o SAMBA. Diferente do JAZZ e da SALSA"

"É triste ver um bom músico brasileiro aqui na Europa estudando e praticando Jazz. E pior ainda, quando ele acha que sabe tocar samba."


Cássia: Por quê?


Gege: Porque, atribuo essa infeliz realidade, também a nosso país, por ele ter uma grande extensão territorial, por outro lado, a falta de interesse pela nossa cultura, isso já seria desde o tempo da Bossa Nova, onde, já carregava a intenção brasileira de seguir o lado americano de fazer musica. E o desinteresse de autoridades da Educação e da Cultura por aquela que seria a identidade musical do país, Falo do Samba, o SAMBA nunca foi ensinado, nunca houve uma faculdade que destacasse o SAMBA. Diferente do JAZZ e da SALSA. Onde faculdades fazem questão de ensinar a sua mais rica cultura musical, em seus países de origem. É triste ver um bom músico brasileiro aqui na Europa estudando e praticando Jazz. E pior ainda, quando ele acha que sabe tocar samba.


"Eu e o cantor Salgadinho na volta, fomos a Milão e resolvemos ir até a casa do querido Kaká"


Cássia: Pagode, Samba, combina muito com futebol, então, conte-nos por gentileza, como foi a Turner na Itália, onde, você foi acompanhado do cantor salgadinho, que acabaram por fazer numa visita ao Kaka e Cia que era até então jogador do FC Milan?


Gege: Então, Cássia, isso aconteceu numa turnê que fizemos em Roma , eu e o cantor Salgadinho na volta, fomos a Milão e resolvemos ir até a casa do querido Kaká. Por sinal, velho amigo do cantor Salgadinho, então tive o prazer de conhecê-lo e ficamos amigos, nos falamos sempre ao telefone ,ele é uma pessoa muito generosa, não só ele, mas também os seus pais Senhora Simone e senhor Bosco e sua Esposa Carol, valeu nuito a pena conhecer a todos e fazer amizade independente de qualquer coisa.


Cássia: Falando em Turner, como anda a sua agenda em 2009? Ainda muitos planos para este ano? Novidades?


Gege: Bem, eu sou um homem que, poderia ser chamado, de homem de curto prazo, tenho medo de fazer planos para longe não sei por que! Prefiro mais falar do fim de 2008 onde faço o Aniversario da Revista Brasileira que será em 26 de Setembro. Fora isso espero, ser chamado para qualquer evento, casamento, noivado, aniversario, divorcio e velório (risos)


Cássia: E para concluir nossa agradável entrevista, gostaria que, gentilmente você deixasse, um recado , para os jovens que estão ingressando, na carreira musical.

Gege: O recado que deixo é : Ouçam a música brasileira, de preferência as antigas, quanto mais antiga você ouvir melhor, e estudar sempre e jamais esquecer que: A melhor música do mundo é a nossa, falém disso, criar, compor e cantar de preferência suas próprias músicas.


Cássia: Querido Gege, muito obrigada pela entrevista para o Jornal da cidade de RS e para meu blog, te desejo muito sucesso e longa caminhada para encher os corações dos brazucas com muita alegria. Valeu Gege um abraço!


Gege: Agradeço também a você Cássia, que se interessa pela nossa cultura musical , muito obrigado pela oportunidade de permitir que eu expressasse, meus sentimentos em relação a música e a minha vida, um abraço a todos e fiquem com Deus!

Gege do Cavaco