quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Holanda além da sua liberdade

Europa Cultural

Olá minhas queridas e meus queridos leitores (as) , por aqui, o frio está começando , sinal de que o verão praticamente acabou e o Outono está chegando com tudo! É também o período de muitos aproveitarem para tirar aquelas férias e curtirem os últimos dias de calor por este continente, são as férias de Outono, então já esta na hora de preparar as malas !

Quero levar, vocês para lugares fascinantes, seja em países alpinos, ou ilhas onde muitos preferem desfrutar ainda um pouco do calor , ou simplesmente desfrutar de passeios por lugares onde a arquitetura faz a diferença.

Para esta edição, preparei um resumo, sobre um país que admiro por natureza, e que até então , não tinha citado aqui na nossa coluna., estou falando da Holanda, vamos dar uma voltinha por Amsterdã?

Escolhi, escrever sobre este país, pois é muito visitado nesta época do ano, sem esquecer que , contribuiu também, para a história do Brasil, é um país que as pessoas adoram andar de bicicleta, as ruas ficam simplesmente lotadas de bikes de todos os modelos e cores.
Num momento onde a questão ambiental, é assunto prioritário, a Holanda recebe nota 10.

Por outro lado, é um país, considerado por muitas pessoas excessivamente liberal! Será que é por isso que é tão visitada por jovens do mundo inteiro? Pode até ser, pois devo lembrar que sua fama de liberdade cultural e sexual não é a toa, ou vocês não lembram que foi o primeiro país do mundo a liberar o casamento de homossesuais ?como também permitir que as pessoas pratiquem sexo em parques de diversão,sempre causando polêmica, parece que por estes lados ser conservativo é coisa de séculos passados.

Lembrando ainda, que já faz bastante tempo, que usar drogas consideradas leves, como o haxixe e a maconha, em alguns lugares públicos, também é possível. Nos famosos " coffee shops" os usuários sentem-se livres e podem fumar a vontade, mas claro existem também, regras , então quem pretende visitar a Holanda cheio de curiosidades, deve verificar as normas para não cometer gafes ou até mesmo serem presos, Imagina!

Bem, mas polêmicas a parte e jamais poderemos esquecer que a cidade Holandesa Amsterdã contribui muito para a liberdade de imprensa, obras iluministas sairam quentinhas do forno, devido ao fato de filósofos e escritores se mudarem para lá, no momento que a mesma era considerada a primeira cidade do mundo a oferecer a liberdade de pensamentos.

A Holanda das flores, dos canais, dos bares, da geografia, da laranja mecânica e de tantas outras coisas boas, contarei só na próxima edição!
Fico por aqui e espero ter agradado a todos vocês , Um abraço e até a próxima.