terça-feira, 18 de novembro de 2008

Samba na Europa

O Grupo musical SAMBA TUQUE BRASIL é pura alegria, esta maravilhosa banda, foi fundada por "Osmar Oliveira", brasileiro, natural de Paraty/RJ e que mora a muitos anos na Alemanha. A banda foi fundada no ano de 1983, na cidade de Munique e para completar ainda mais a batucada, comemorou no último Sábado (14 de Novembro), no Skyline 25 anos de muito sucesso e batuque.

O Samba Tuque, enche de orgulho todas comunidades brasileiras espalhadas pela Europa, com sua criatividade e com ritmos contagiantes, faz qualquer pessoa sentir-se em pleno sambodrómo.
Com o Sambatuque Brasil, o Carnaval na Europa é garantido , de inverno a verão.

E para comemorar os 25 anos da banda, meu amigo e músico Osmar Oliveira cedeu uma entrevista com exclusividade, direto de Munique-Alemanha, para todos os leitores da minha Coluna "Radar Europa" ,
Vamos conferir...


Cássia: Querido, Osmar e Sambatuque, são 25 anos de muito sucesso, encanto e magia por toda a Europa e Sábado passado (14 de Nov 2008), foi o show comemorativo no Skyline em Munique e como não poderia ter sido diferente, sucesso total!, Osmar, por gentileza, Conte-nos um pouco dos grandes momentos até o longo desses anos.

Osmar: Cássia, os grandes momentos resumem-se desde a fundação até o acesso ao topo., imagine que iniciei/fundei a banda num quarto apertadinho de uma república de estudantes aqui na cidade de Munique, em 12/83. Ano 09/87 estávamos no Parlamento do Governo Alemão, Chanceler na época era o Helmut Kohl, em Bonn, que época hein? . E até hoje é essa alegria toda, com um Público sempre maravilhoso fazendo presença.

Cássia: Pois é, tudo
começou no Colégio Latino Americano(Latamko), e hoje Sambatuque Brasil é sem dúvidas essa ligação com a cultura brasileira e que traz muitas alegrias a todos os apreciadores dos ritmos e brasileiros que vivemdeste lado do mundo.
Com todo este sucesso o que você diria hoje aos brasileiros músicos que pretendem tentar carreira fora, quais desafios irão enfrentar e como deverão encará-los?

"Hoje nosso som tomou outro caminho,
o jovem cresce sem uma determinada raíz musical"

Osmar: Eu acho que o maior desafio que os jovens músicos vindos do Brasil enfrentam aqui na Europa é a falta de conhecimento/formação musical. A maioria não domina uma percussão se quer! Cito como exemplo o meu, aprendi a fazer música ouvindo rádio, desenvolve uma espontaniedade enorme no artista aí esta o forte da nossa música, além disso venho da geração Bossa/Samba onde você ouvia/tocava se indentificava com os instrumentos. Hoje nosso som tomou outro caminho, o jovem cresce sem uma determinada raíz musical devido aos rítmos serem eletrônicos com textos vazios, fica difícil em 20 anos assuviar uma canção.

Cássia: E qual o segredo de lotar sempre os shows e encantar brasileiros e estrangeiros por onde vocês passam?

Osmar: O segredo é saber que nao basta ser somente um bom músico. Humildade e respeito ao público é muito importante.

Cássia: Falamos só de Europa, mas vocês fizeram uma turner maravilhosa pela Ásia não foi? E como foram aceitos por lá?

Osmar: Foi uma surpresa muito agradável, daquelas em que você diz para sim mesmo : Deus, obrigado por presentear-me com o talento musical. Você não pode imaginar o que é em um outro mundo colocar 10 mil pessoas para dançar, delirar com o rítimo da percussão.


Cássia: O Sambatuque passou por alguns momentos difícies, que foi com seu problema de saúde, em seguida a perda do querido integrante "Paulinho". Em algum momento, no meio destas dificuldades você decidiu parar com a banda?

Osmar: Sim, pensei inúmeras vezes em parar. Primeiro pela falta do meu maior amigo depois pela preocupação com a qual a estresse das viagens, noites perdidas, má alimentação atingiam minha saúde. Procuro tocar menos fazer tudo ao contrário do que era antes, dosar minhas energias, informar-me sobre uma alimentacao mais saudavél e evitar os aborrecimentos do dia-dia.

Cássia: Osmar, 2008 está quase acabando e nós que acompanhamos o Sambatuque, queriamos saber se há novidades para 2009?

Osmar: Sim, existem novidades, a pedido do público, lançarei um novo CD/DVD que irei produzir em 2009 inclusive no aniversário da banda no Skyline já lancei minha salsa.Foi uma loucura!!!


Cássia: Para finalizarmos, devo destacar outra habilidade sua que é a de " descobridor de talentos no futebol" Pois, para quem não sabe, você foi também, o responsável pela brilhante carreira do jogador Cacau na Liga de futebol alemã, inclusive o mesmo conseguiu um feito histórico, entrou para a história da Bundesliga , como "o único jogador, que conseguiu subir direto, da Quinta, para a primeira divisão", Você acredita que com a grande concorrência que existe dentro do futebol alemão e com tantos jovens talentos natos, existem possibilidades de outros jogadores brasileiros terem o mesmo sucesso do Cacau ? Lembrando que a liga alemã é uma das mais competitivas do mundo.
"O relacionamento com o Cacau, sempre foi de pai para filho, sem cobranças."

Osmar: Foi um trabalho de base desenvolvido sem ambições financeiras imediatas, o intuito foi o de auxiliar um menino de classe pobre, dando-lhe assim como a sua família a oportunidade que faltava no Brasil. O relacionamento com o Cacau, sempre foi de pai para filho, sem cobranças., dei todo o tempo que ele precisava para subir em sua carreira.
Embora a liga alemã seja mesmo bastante competitva, vejo sim, condições em revelar outros valores brasileiros, talento é o que não falta, mas claro antes de tudo precisa-se avaliar o lado social do atleta, requer tempo.

Cássia: Muito Obrigada pela entrevista, muito sucesso e
saúde para você e todos que fazem parte do Sambatuque Brasil, valeu!!

Osmar: Muito obrigado, desejo o mesm
o a você e aos seus leitores. Não esqueçam, façam uma visita a minha linda cidade Paraty!!!Tchau

Paraty/RJ
Cidade Natal de Osmar
Oliveira
Fliegen Sie nach Brasilien? Besuchen Sie Paraty!!!
Vai voar para o Brasil? Visite Paraty!!!
Pousada,Restaurante Santa Rita
Tel.++55 24 33 71 12 06
http://www.samba-tuque-brasil.com
http://bloggerdosambatuquebrasil.blogspot.com/