quinta-feira, 11 de junho de 2009

Arte na Basiléia

Olá queridos (as) leitores(as), finalmente retorno a minha Coluna, depois de receber algumas mensagens carinhosas de diversas partes do Brasil e da Europa pedindo o meu retorno e super curiosos para saber o que tem acontecido de bom pela Europa, aqui estou eu novamente! Desta vez certamente com um motivo a mais, pois busquei inspiração num dos assuntos que me fascina de verdade "artes" aproveitando exatamente o momento em que a Suiça vira palco da criatividade, reunindo o melhor da arte mundial na cidade da Basiléia com a Artbasel que conta com mais de 300 galerias reunindo a exposição de 2.500 artistas dos séculos 20 e 21, colhidas dos 5 continentes , Os Estados Unidos preenche a maioria, são 75 galerias em seguida a Alemanha com 56 e suiça com 33 galerias .

A Exposição de arte da Basiléia, conta com um número selecionado de artistas do mundo inteiro, assim como a presença de amantes das artes , atores, escritores, estilistas como Karl Lagerfeld, colecionadores etc.. também marcaram presença. A mostra da Basiléia este ano comemora também sua quadragésima edição e espera-se que supere as mais de 60.000 visitas do ano passado.
Para comemorar também os 40 anos, os organizadores trouxeram a Basileia o espetáculo "Il Tempo Del Postino", que é considerada a primeira ópera visual do mundo e foi apresentada uma única vez
.

A exposição Conta também com alguns nomes nacionais como : Marília Razuk, Fortes Vilaça , Millan, Cabloco, Luisa Lambri, Marepe, Cildo Meireles, Sara Ramo, Mauro Restiffe e outros .

( A Globe In A Square Room)

Obra do suíço Beat Zo
derer










( Artista Suiça de Zurique Izabelle Krieg)



Entre alguns visitantes ilustres que passaram este ano pela Artbasel, está o astro do cinema americano Brad Pitt que teve toda liberdade e tempo do mundo para apreciar obr as já que contava apenas com a companhia de um guia que entendia do assunto.
( Brad, observa ao lado "Fim do conhecimento" de Jim Hodges, a obra impressiona porque é feita em Ouro 24 quilates, e está representada pela galeria Gladstone de NY.)


Pitt visitou também galeiras de Arquitetura
e de móveis de luxo, sempre sorridente e
brincalhão com os fotográfos no dia que foi aberto apenas para Críticos e jornalistas.


E finalmente Brad não resisti e faz sua compra.O ator adquiriu uma pintura conteporânea a óleo do artista alemão Neo Rauch chamada " Etappe", datada de 1998 a obra eesta avaliada em 680.000 Euro, será uma surpresa para Angelina? talvez!
A certeza é que Brad Pitt foi um dos grandes compradores do evento e mostrou que não entende apenas de cinema.





A Artbasel foi aberta ao pública no dia 11 de Junho
e vai até dia 14/6, das 11:00 -19:00h

No Messeplatz, 10 - CH 4005 Basiléia -Suiça