quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tour de la France

A nossa coluna semanal, virou uma verdadeira Tour de la France, vocês lembram, que no mês de Agosto fiz uma matéria, sobre, o Sul da França ? Isso mesmo, precisamente na Costa azul.

Bem, como nas duas matérias anteriores, escrevi sobre as férias nesta época do ano, precisamente sobre a Holanda, achei que, não poderia finalizar este quadro, sem, antes, mostrar o outro lado da França.

Resolvi, então, pegar meu mochilão , saindo da Suiça, em direção a Genebra e seguir, por este país que admiro muito, não só por sua grande beleza, costumes e tradições, mas por guardar segredos, que só quem tem o privilégio de visita-lo acabam descobrindo.

Vamos novamente ao Sul da França, mas, por outro, já bem próximo da divisa com a Espanha, um espetáculo da natureza, vamos seguir comigo ?

Bom, quando atravessamos a fronteira Suiça – França, já começamos a observar uma paisagem, bem diferente, passamos por vilarejos, cidades que mais parecem cenas de filme da idade média, casas completamente construídas com pedras, o povo, bastante hospitaleiro e curiosos também, coisa típica de cidade interiorana, os jovens parecem sonhar com as metrópoles, Toulouse, Marselha ou Paris !

O cheiro da culinária francesa, faz, com que quase sinta-nos na obrigação de uma parada, o cheiro forte do alho e dos temperos, dos molhos etc...

Alguns quilometros, antes de Toulouse ( que é a quarta maior cidade da França) encontramos Carcassonne , cidade medieval, patrimônio da Humanidade pela UNESCO, um grande tesouro da colonização Romana e da Idade Média, a muralha, fascina os visitantes, são turistas de todos os lugares do mundo, para registrar um momento de pura magia, não foi a tôa que, o conto da bela adormecida foi inspirado nela e tantos outros livros !

Visitar o Château Comtal é indispensável, a entrada fica em torno de 20 reais , ah outra dica de quem quiser ficar mais de um dia por lá, o melhor mesmo é sair das muralhas e procurar um outro lugar em alguma cidade da redondesa, pois, os preços na cidade medieval são bem altos.

E se você quer se sentir mesmo nesta época histórica, minha dica é visitar o restaurante La Cotte de Mailles

A comida é medieval, com aquele toque, que somente o chefe francês, conhece.

Jessica, Claudine e Claude são os responsáveis por estas delícias.
A sugestão é provar o autêntico Cassoulet de Carcassonne ou melhor (Caçarola de Carcassonne )

E tem um ingrediente bem conhecido por nós brasileiros ( o feijão seco ) e não é que parece com nossa feijoada ! Inclusive é bem comum encontrar este prato em alguns supermercados, vendidos em latas de conserva, muito longe do sabor que provamos no La Cotte de Mailles.

O prato além do feijão cozido leva, carne de cordeiro, pato, porco, salsichas e legumes, além é claro dos variados temperos. Uhmm uma delícia!

O Restaurant la Cotte de Mailles, fica na Rua 2, Saint Jean 11000, Carcassonne- França

Em seguida, passamos por Montpellier, famosa cidade, repleta de estudantes de todos os lugares, possui uma das mais antigas universidades a Universidade de Montpellier.

É conhecida também, pela massa de estrangeiros habitantes, apenas cerca de 20 % deles, são naturais de lá, tornando-a assim uma das cidades mais internacionais do mundo.


Um grande abraço a todos, que acompanham nosso Europa Cultural espero contar com todos vocês na próxima edição, até lá, Obrigada e fiquem com Deus!