quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Baden Powell

Nosso Europa Cultura, desta semana, é em homenagem a um brasileiro que tornou-se um símbolo em toda a Europa , uma verdadeira legenda, não estou me referindo ao Poeta Vinícius, mas, a um grande amigo e companheiro dele, um parceiro, o mestre Baden Powell, ou melhor Baden Powell de Aquino.

Ele soube muito bem representar a nossa música mundo a fora, considerado um gênio para todos Européus e respeitado até hoje, seu nome é uma homenagem do seu pai ao fundador do escotismo.

Nasceu no dia 6 de agosto de 1937 em Varre-e-Sai, no estado do Rio de Janeiro. Começou a tocar com apenas 7 anos de idade. Aos quinze já era músico profissional , atingiu o auge da sua carreira com apenas 20 anos. O seu pai Sr Lilo influenciou muito a sua carreira , assim como o seu professor Jaime Florence e os poetas Vinicius de Moraes e Paulo Cesar Pinheiro. Baden foi o parceiro nas músicas mais importantes destes poetas neste período. Hoje estas músicas são tocadas no mundo inteiro.

Em 1966 o seu album "Tristeza on Guitar" foi sucesso internacional. Em 1967 no concerto "Berliner Jazztage" foi a grande atração na Alemanha. Desde essa época é respeitado e adorado na Europa. Só no ano de 1970, com o "Baden Powell Quartet" deu início a sua primeira turnê pela Europa e também pelo Japão.

O Estilo deste gênio sempre encantava por misturar ritmos, foi um grande improvisador, sabia unir o samba ao jazz como ninguém. Neste período gravou álbuns de alta qualidade, fazendo a fusão entre a cultura afro-brasileira e a européia.

Nos anos 70, devido a vários problemas de saúde, fez poucas apresentações e gravações. Suas apresentações solo na Europa se resumiam à velhos sucessos. Em 1988 voltou ao Brasil e gravou o album "Rio das Valsas", que tem uma grande atmosfera musical e interpretações maduras. Cuidou também da educação musical dos seus filhos Philippe-Baden e Louis-Marcel. Seu último álbum "Lembranças", foi editado em Maio de 2000 com o legado do grande mestre do violão brasileiro.

" Numa terra de fantásticos Violonistas, ele foi um dos maiores, se não o maior, o mais completo, deixou seu nome marcado na madeira de pinho, Baden Pawell, fez história e fez escola"

" O som do seu instrumento, sintetizava, a nossa cultura musical, meio européia, meio africana, meio indígena, meio cabloca."

Entre alguns de tantos discos lançados, recomendo Live in Bruxellas, do ano de 2005 e também, "O Universo musical de Baden Powell" de 2003, vale a pena conferir!

Baden Powell, faleceu no dia 26 de Setembro de 2000, são exatamente 9 anos que este grande artista nos deixou, mas, a grande obra continua viva, só nos resta passar esta relíquia musical a nossos filhos e netos.

Me despeço de todos vocês, com letra de um grande Clássico de Baden Pawell " Berimbau", um grande abraço e espero contar com todos na próxima edição!

Berimbau---Baden Powell

Quem é homem de bem não trai
O amor que lhe quer seu bem
Quem diz muito que vai, não vai
Assim como não vai, não vem
Quem de dentro de si não sai
Vai morrer sem amar ninguém
O dinheiro de quem não dá
É o trabalho de quem não tem

Capoeira que é bom não cai
Mas se um dia ele cai, cai bem
Capoeira me mandou dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou vai ter briga de amor
Tristeza, camará

Se não tivesse o amor (2x)
Se não tivesse essa dor (2x)
E se não tivesse o sofrer (2x)
E se não tivesse o chorar (2x)
Melhor era tudo se acabar (2x)

Eu amei, amei demais
O que eu sofri por causa de amor ninguém sofreu
Eu chorei, perdi a paz
Mas o que eu sei é que ninguém nunca teve mais, mais do que eu

Capoeira me mandou dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou vai ter briga de amor
Tristeza camará