quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reveillon em Paris

Olá meus queridos e minhas queridas do nosso Europa Cultural.

A cidade mais charmosa e iluminada da Europa : Paris! Teve uma das viradas de ano mais emocionantes deste continente, eu estava lá para mostrar a todos vocês do nosso Europa Cultural a chegada de mais um ano e com muito estilo.

Pois bem, assim, que cheguei em terras Parisienses, fui correndo matar as saudades do Sena, observei de longe a torre Eiffel, o clima era mesmo de fim de ano, muitos casais apaixonados, abraçadinhos as margens do rio, gente de toda parte do mundo, certamente muitos pedidos de casamento, afinal, o ano estava acabando, mas, ainda restavam algumas horas para concretizar aquele sonho.

Segui caminhando por algumas horas, apreciando a arquitetura e toda aquela movimentação, aquele cheiro dos famosos restaurantes da cidade, fez me senti uma fome ! Como, já era quase a hora do almoço, começei a procurar o bom e velho menu françês, a minha vontade era saborear muitos frutos do mar e assim fiz, ostras frescas de entrada, depois uma deliciosa travessa de mexilhões, deixei mesmo o requinte para o último dia do ano.Estava uma delícia!

Bom, depois do almoço, fui conferir como estavam as movimentações por alguns pontos turísticos da cidade, fui até a catedral estilo gótico mais antiga da França Notre Dame, E o que vi era, uma maravilha! Um encontro de nações ao ar livre, atrás de mim um casal de Russos, mais a frente Japoneses, ao meu lado, italianos, ah brasileiros também, encontrei uma boa turma que veio do SP especialmente para a virada do ano Voilá. Uma fila enorme para visitar a igreja, mas como já conheço de outras viagens acabei seguindo meu passeio pelas redondesas, na pequana ilha da cidade de Paris.

No dia seguinte, fui dar uma volta pela
avenida mais glamourosa da Europa, a Champs-Élysées, queria matar as saudades do Arco do triunfo e conferir as últimas compras do ano, o movimento nas lojas mais caras da cidade era grande, . A Louis Vuitton, estava lotada! As pessoas queriam garantir seus últimos objetos de luxo é claro, a decoração em toda a avenida era deslumbrante, a famosa casa de eventos Lido também, estava muito movimentada, apesar de uma chuva fina que caia por toda a cidade, as pessoas queriam mesmo sair, conferir as últimas programações antes da virada.

Bem, depois de alguns convites que havia recebido, para passar exatamente a virada do ano, resolvi ficar nas proximidades da Torre Eiffel, tinha certeza que ali seria o ponto mais emocionante, a anciedade de ver o espetáculo era cada vez maior.

A torre Eiffel, Localizada no Campo de marte ou a área mais verde de Paris, foi construída por Gustave Eiffel, a princípio a contrução da torre seria para uma exposição e acabou se tornando um grande símbolo no mundo, uma média de mais de 6 milhões de turistas visitam a torre Eiffell anualmente, no dia 31 de Dezembro, uma fila gigantesca se formava ao redor da torre, eram muitos turistas, vindo de diversos continentes, queriam subir ate o terceiro andar ,para observarem Paris de um ângulo só visto daquela altura, resolvi, não subir até o topo, pois lamentavelmente estava bastante nublado no último andar, dificultando muito a visão panorâmica . claro muitos queriam, subir assim mesmo, afinal estar ali é um sonho de muitas pessoas.

A virada do ano, foi fantástica, apesar de não ter acontecido, uma grande queima de fogos, como aconteceu em outras cidades da Europa, devido ao medo de um ato terrorista, em compensação os efeitos sobre a torre Eiffel foi mesmo compensador, pela primeira vez foi visto um efeito rotativo de cores, e exatamente na hora da virada uma grande iluminação, são 120 anos em comemoração a torre, por isso também os franceses capricharam, um show, valeu muito a pena conferir de pertinho!
As festas aconteceram por toda a cidade, depois da virada, fui participar de uma festa numa casa noturna, rolou até música brasileira , tinham algumas festas também em interiores de barcos, bastantes animadas, o mais interessante foi espantar o frio com o legítimo Champagne e toda alegria do povo francês que se envolviam com a calorosa massa de turistas do mundo inteiro, essa sim é a magia de agradecer por mais um ano que se passa e desejar bons fluídos no ano que chega!

Bom, meus queridos e minhas queridas, fico por aqui e desejo a todos que me acompanharam o ano todo, 2010 Grande abraço e até a próxima se Deus quiser!