quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Davos

Europa Cultural

Diretamente de Davos Suiça, para falar um pouco sobre o evento anual mais badalado, muitos devem estar se perguntando, o que o Forum econômico mundial , tem a ver com Cultural?
Vou explicar, este evento, que teve a sua primeira edição no ano de 1971, evoluiu muitos nos últimos tempos, é um grande encontro com líderes do mundo inteiro, discutem diversos temas, como por exemplo, mudanças climáticas, direitos humanos, administração, mas o que mais se relaciona a cultura nesse encontro é a oportunidade de fazer contatos com estes partcipantes, adquirir experiências, trocas de idéias e ficar por dentro de todos os temas da sociedade global.

Neste ano, o tema do encontro é “Repensar, Redesenhar, Reconstruir”.Também muito ainda será comentado sobre a crise mundial, mas dessa vez, felizmente com um ar mais otimista do que no ano passado, a recosntrução do Haiti também receberá destaque.

O escritor Paulo Coelho, que é muito admirado aqui na Suiça, tem sempre presença garantida em Davos. Tenho muito bem guardado, o livro " O demônio e a Senhorita Prym " autografado por Paulo na capital Suiça ( Berna) numa das suas vindas a este país.

O diretor do filme Avatar, o mesmo do TIitanic, James Cameron também é um grande nome este ano, ele que esta sorrindo a tôa com o recorde de bilheterias, explicará como fez o filme. A escritora Margaret Atwood também marca presença.

O presidente da França, Nicolas SarKozy, abriu o forum na Quarta-Feira dia 27 e deixou a noite para o ex presidente americano Bill Clinton, que recebeu vários convidados no kirchner museum de Davos. Outros nomes também da área empresarial estão Bill Gates da Microsoft e o presidente do Google, Eric Schmidt.

Não é a tôa que escolheram esta cidade Suiça para o encontro do Forum mundial, Davos é uma cidade linda e coberta de neve, prometo a vocês que farei uma matéria sobre turismo e mostrarei todo o charme desta cidade. Um grande abraço a todos e até a proxima.